Quais são as 9 áreas de atuação do software ERP dentro das empresas

O sistema ERP (Enterprise Resource Planning é um sistema de gestão) é um programa de gestão empresarial que visa automatizar diversos setores dentro das empresas. 

Essa ferramenta tecnológica permite acesso fácil, integrado e confiável aos dados das organizações pelas equipes de diversos setores, otimizando uma série de tarefas operacionais do dia a dia.

Com isso os profissionais podem atuar em áreas estratégicas que visam melhorar os resultados da empresa e não apenas preencher planilhas e fazer cálculos básicos. 

Além de facilitar a rotina de trabalho de diversas áreas, a solução ERP ainda oferece relatórios e diagnósticos aprofundados sobre os resultados e desempenho das equipes. 

Tudo isso em tempo real, permitindo que os superiores tracem estratégias para melhorar a produtividade dos setores, reduzir custos e trazer soluções para aumentar os resultados da organização.

É um sistema de gestão empresarial completo, eficiente, seguro e que minimiza erros – por ser uma ferramenta automatizada, evita falhas humanas, erros de digitação e retrabalho na rotina de trabalho das equipes. 

O software ERP abrange 9 das principais áreas de gestão de empresas, garantindo uma gestão ampla, estratégica e eficiente. Conheça as áreas de atuação dessa solução tecnológica. 

Como funciona o software ERP 

É um software que visa, principalmente, o fácil acesso de dados por toda a empresa. É um sistema desenvolvido no conceito “toque único”, em que ao lançar algum dado, todos os setores com permissão terão acesso a ele. 

Basicamente, o sistema  reúne e integra todas todas as funções essenciais da empresa, conectando as diferentes áreas e centralizando todas as informações. 

O que facilita o fluxo de trabalho dos colaboradores, permite um acompanhamento em tempo real das principais informações empresariais e otimiza  a rotina das organizações. 

Os  benefícios são diversos, como a redução de custos operacionais, eliminação de duplicidade de informações e erros humanos, diminuição do tempo dedicado a cada tarefa e otimização do fluxo de informações para facilitar e agilizar as tomadas de decisões. 

Como mencionado, o ERP é uma solução completa que abrange 9 áreas essenciais diferentes que todo negócio tem, permitindo uma gestão empresarial completa e eficiente Confira quais são elas!

9 áreas de atuação do ERP

 Esse sistema reúne todos os dados e processos da organização, para que o foco dos profissionais seja no mercado, trazendo mais resultado para as empresas e aumentando a produtividade dos colaboradores. 

Desta forma, para otimizar o trabalho dos profissionais dos departamentos essenciais, o software empresarial ERP abrange as diferentes áreas: Finanças, serviços, controladoria, manufatura, mercado, custos, suprimentos, qualidade e documentos eletrônicos.

O módulo de finanças, por exemplo, abrange as contas a pagar, a receber, tesouraria, plano financeiro, orçamentos e projetos. Já o de mercado confere as vendas, distribuição, transporte, fat e outras saídas, relacionamento.  

Em custos, serão indicados a contabilidade de custos, preço para indústria, preço commércio. Em controladoria, o sistema abrange os tributos, contabilidade e patrimônio.

No módulo de suprimentos é possível conferir dados sobre compras, recebimento e estoque. Em serviços, é armazenado dados sobre a ordem de serviços, manutenções, assistência técnica.

Já em manufatura, são conferidas informações sobre chão de fábrica, pcp, engenharia de produto ou serviço. No módulo de documentos eletrônicos ficam armazenados os dados sobre a emissão de nf-e, ct-e e outros documentos digitais. 

Por último, o módulo de qualidade, como o próprio nome indica, as informações sobre a qualidade dos produtos e serviços são indicadas. 

Como ter acesso ao sistema ERP

Como vimos, esse sistema aumenta eficiência e produtividade da empresa. Ainda oferece uma vantagem competitiva, dado que é uma ferramenta inovadora e que muitos gestores ainda não a conhecem. 

Com ela a empresa economiza em infraestrutura, por ter a solução de armazenamento de dados na cloud computing, na nuvem, com bastante segurança. 

Além disso, existem integrações que atendem segmentos como comércio exterior, força de vendas, TMS, WMS, NF-e, balanceamento de carga, inventário patrimonial, gestão de pessoas e acesso e segurança.

As empresas também economizam o tempo gasto para as equipes realizarem processos manuais que com essa ferramenta passam a ser automatizados, permitindo que os profissionais coloquem em prática funções mais estratégicas e menos manuais.

ERP na Mega PC

Como ter todos esses benefícios? Adquirindo o sistema ERP na Mega PC. Uma empresa especializada em sistemas informáticas que oferece essa ferramenta extremamente segura e eficiente.

Oferecemos ainda uma equipe especializada para instalar o programa nas empresas para que as mesmas possam começar a usar essa ferramenta o mais rápido possível. Além de um atendimento qualificado para tirar todas as dúvidas sobre o tema.

Entre em contato para adquirir o software ERP em SP.