Gestão de empresas rumo ao sucesso: entenda como o sistema ERP atua na área de finanças

A saúde financeira empresarial é um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma empresa. É também uma das questões que mais dão dores de cabeça aos empresários e gestores das organizações.

As finanças impactam em todos os outros setores, desde salários de colaboradores, materiais para produção, qualidade dos produtos e serviços oferecidos, pagamento dos custos fixos da empresa, imóvel, manutenção, entre outros diversos fatores.

Ou seja, ter uma boa saúde financeira é essencial. Para isso, é preciso ter uma boa gestão, organização e controle de todos os dados operacionais e estratégicos da empresa. Sem isso, o setor de finanças pode estar navegando rumo ao fracasso. 

Além de ser de extrema responsabilidade, cuidar da área financeira de uma empresa é uma tarefa complexa que abrange diversas atividades e setores. Tendo isso em vista, para auxiliar na gestão empresarial, em especial, financeira das organizações, o sistema ERP surge como uma solução. 

O ERP é um software de alta tecnologia que otimiza o fluxo de trabalho, por meio da automação de processos e reúne todos os dados e atividades da empresa. Com ele é possível acompanhar o desempenho das equipes e fazer uma análise de dados mais assertiva.

Esse sistema abrange todos os departamentos de uma empresa, incluindo o financeiro. Nessa área, ele é ainda mais eficiente e vantajoso. Confira como o software ERP funciona na área de finanças empresariais.

O que é o software ERP?

Mas afinal, o que é ERP? Enterprise Resource Planning , como também é conhecido, é um software de gestão empresarial que contempla os principais departamentos internos das empresas, como o de finanças, serviços, controladoria, manufatura, mercado, custos, suprimentos, qualidade e documentos eletrônicos.

O sistema conta com 9 módulos, um para cada área citada. O de finanças é um dos mais completos e utilizados, dado sua importância para a saúde da empresa. O ERP é conhecido por integrar as informações de todos os setores da organização, por um conceito “toque único”.

 Ou seja, o lançamento de qualquer dado fornece informações para todos os departamentos. Esse compartilhamento de informações é feito de forma segura e otimizada. Dessa maneira, há o aumento de produtividade das equipes, dado que rapidamente terão os dados necessários em mãos, e a diminuição das falhas de comunicação. 

 

Como o ERP atua na área financeira da empresa

O módulo de finanças do sistema ERP abrange os serviços de contas a pagar, a receber, tesouraria, plano financeiro, orçamentária e projetos. Com essa solução, as equipes acompanharão tudo que está sendo feito em relação a essas atividades, a dados importantes e terão algumas tarefas otimizadas. 

O preenchimento de fichas ou planilhas, por exemplo, pode ser automatizado. Assim, o colaborador responsável por essa atividade terá mais tempo hábil para trabalhar em outras funções que trazem mais resultados para as empresas. 

Um sistema de gestão financeira também pode diminuir consideravelmente o risco de erros em informações das finanças, conciliar os dados do fluxo de caixa e rastrear cada lançamento, desde sua origem até sua destinação final.

Com o ERP, todas as receitas e despesas são apropriadas aos seus determinados centros de custos, integrando automaticamente com o setor de contabilidade da empresa,  gerando todas as informações contábeis da organização com mais facilidade e agilidade.

O software também é capaz de gerar, em tempo real, indicadores de performance que podem ajudar os gestores e empresários do negócio na tomada de decisões e no direcionamento da empresa no mercado.

 

Quais os benefícios do ERP para o setor financeiro

Os benefícios são diversos! Com o ERP,  a empresa é beneficiada de várias maneiras e não apenas a nível operacional. Como vimos, é uma ferramenta essencial para gestores acompanharem e analisarem os dados do setor.

Assim, tomará decisões mais assertivas e entenderá os pontos fracos e fortes da organização. A nível estratégico, essas análises são fundamentais, dado que podem orientar o planejamento de estratégias de crescimento para as empresas. 

As operações se tornam mais seguras com esse sistema, dado que ao automatizar algum processo, há a diminuição de falhas humanas, de digitação e comunicação. O que também evita perda de tempo com retrabalhos. 

Então o ERP facilita acesso a informações, aumentando a produtividade das equipes, fornece dados assim que são lançados no sistema, permitindo o acompanhamento em tempo real do negócio e faz a automação de diversos processos, agilizando as atividades. 

Tudo isso garante mais rapidez, segurança e precisão nas operações financeiras das empresas, facilitando o seu caminho rumo ao sucesso. 

 

Adquira um sistema tecnológico ERP para seu negócio na MegaPC

 

A Megapc Sistemas e Informática atua desde 1993 na comercialização de soluções tecnológicas para empresas. Dentre nossos produtos está o sistema de gestão empresarial ERP. 

Como vimos, esse software traz benefícios não apenas para o departamento de finanças, mas para toda a empresa. Modernize seu negócio, tenha mais produtividade e resultados com o ERP. Entre em contato!