Conheça o melhor software de RH para sua empresa

O RH (sigla para Recursos Humanos) é uma das principais áreas de qualquer empresa de credibilidade, já que lida com o primordial: os funcionários, quem faz a empresa ir para frente.

O RH trabalha em um ambiente mais amplo, com a Gestão de Pessoas, que inclui a busca por talentos, o engajamento dos profissionais e a satisfação deles como um todo. É nessa área da empresa que são feitos processos de admissão e demissão, construção de planos de carreira, montagem de feedback, capacitações e vários tipos de estratégia para que tudo seja bem-visto pelos colaboradores.

São muitas, portanto, as funções dentro de um RH, e tudo deve ser feito com o maior cuidado e atenção do mundo. Por isso, hoje em dia, existem tecnologias que ajudam as pessoas que trabalham nesse setor e tornam as coisas muito melhores e mais fáceis.

É para colaborar com essa gestão de pessoas que a Megapc, referência em tecnologia para empresas, oferece um sistema de software de RH inovador e estratégico da Senior, criado justamente para facilitar e otimizar o trabalho.

Este software de RH tem solução dividida em seis áreas, e é ideal também para a descentralização do RH, já que as informações ficam disponíveis e acessíveis para os colaboradores em tempo real, por meio de internet, intranet ou portais.

Relações trabalhistas

Esta área é primordial em qualquer empresa, de qualquer porte e segmento, pois cuida, por exemplo, do recolhimento de impostos e da remuneração correta, sempre dentro dos prazos. É preciso, portanto, estar sempre atualizada e adequada em relação às leis.

Administração de pessoal

Dentro das relações trabalhistas, existe um modo de Administração de pessoal, que gerencia processos trabalhistas e sindicais da empresa, atendendo aos requisitos legais e mantendo as informações cadastrais — dando, assim, precisão à consulta de dados e executando automaticamente os processos.

Controle de ponto

Apura a marcação de pontos e bancos de hora, a fim também de gerenciar possíveis mudanças de escalas e compensações.

Gestão de ponto

Neste caso, a função é otimizar e acertar o ponto entre os gestores e os colaboradores. Ou seja, é integrado ao Controle de ponto, citado no tópico anterior. O objetivo é facilitar o gerenciamento de horas trabalhadas, reduzir passivos trabalhistas e fazer acertos e conferências em lotes.

Captura ponto portaria

Com essa função, a marcação de pontos dos colaboradores pode ser feita pelo computador.

Refeitório

Ideal para administrar as refeições oferecidas ao colaboradores — dando a possibilidade de gerenciar desde a reserva até o consumo final

Jurídico e benefícios

O objetivo é, claro, realizar a gestão das ações jurídicas em que a empresa esteja envolvida e facilitar a gestão dos benefícios cedidos pela organização aos colaboradores.

Remuneração

Esta área, também essencial, inclui três características e funções principais: remuneração de pessoal, cargos e salários e quadro de vagas.

Serve para uma política salarial bem definida, para que os colaboradores confiem na empresa e tenham segurança sobre a credibilidade do processo.

É essa área quem faz a gerência da quantidade de profissionais em cada parte e sobre quais são as funções — além do valor que a empresa deve investir nisso.

Os módulos também cuidam da alteração de propostas dos salários, muitas vezes tão exigidas pelos funcionários. Tudo também é enviado diretamente para a folha de pagamento.

Com esse recurso, o RH também poderá controlar as vagas e prospectar o redimensionamento do quadro de vagas, com um possível aumento de equipe.

Desenvolvimento organizacional

Esse recurso trabalhará com três módulos principais: recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento; pesquisas. O objetivo é manter colaboradores capacitados, desde o processo de contratação, desenvolvimento e retenção desses profissionais.

Com as pesquisas, o RH terá acesso ao nível de satisfação dos colaboradores, por exemplo, e desempenho de lideranças. Diante dessas pesquisas oferecidas, o modo de treinamento e desenvolvimento trará ações de capacitação para a evolução do quadro.

O recurso também é primordial, no módulo de recrutamento e seleção, para comparar os candidatos com os perfis desejados das vagas a serem preenchidas.

Qualidade de vida

Esta área é a que ajudará o RH a manter um ambiente de trabalho saudável, cuidado da segurança do trabalho e medicina ocupacional.

As ferramentas disponibilizadas ajudam a gerenciar o ambiente de trabalho dos colaboradores, dando a possibilidade de investigar acidentes, controlar os equipamentos de proteção individual e registrar as atividades da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes.

Além disso, é possível gerenciar a definição e realização de exames periódicos nos funcionários, de modo a garantir a saúde de todos, e guardando os registros dos atendimentos e exames de rescisão e admissão.

Especializações

Essa é a área que cuidará e ajudará na organização das rotinas. Há quatro módulos contemplados: Geração de escalas, transporte coletivo, contratadas, tarefeiros.

Com tarefeiros, por exemplo, o objetivo é atender as empresas que remuneram colaboradores por quantidade de trabalho exercido. Esse módulo é quem faz o cálculo a ser incluído na folha de pagamento.

Contratadas inclui o gerenciamento de terceiros, com quadro de vagas, gestão de horas, custo, encargos, treinamentos, exames admissionais e periódicos.

Do mesmo modo, o transporte coletivo ajuda na gerência da frota de veículos que levam os funcionários à empresa.

A geração de escalas é fundamental para o controle, como o próprio nome já diz, das escalas onde a demanda do setor varia.

Documentos eletrônicos

Uma das principais funções é essa, já que cuida da parte do eSocial, concentrando os procedimentos exigidos. As informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais de empregados e empregadores, nesse módulo, devem ser formalizadas digitalmente. O módulo ajuda na padronização do envio de informações ao governo, dando agilidade e assertividade.