A área de Custos engloba as seguintes gestões: preço para comércio, preço para indústria e contabilidade de custos.

Em preço para comércio, o software Gestão Empresarial | ERP automatiza todos os fatores que influenciam na formação do preço final. Ele permite analisar diversos eventos para formar a margem de contribuição ideal para a formação do valor. Outros fatores ajudam na análise de desempenho, como necessidade de aumento, ponto de equilíbrio e preço de vendas com diversos lucros.

O preço para indústria analisa a ficha técnica e os apontamentos de horas para gerar o preço ideal de venda (componentes e roteiro de produção), gerando um custo padrão para formatar a tabela de vendas. A análise de desempenho avalia a valorização do produto, por família de produto e simulação de vendas.

A contabilidade de custos apura o custo real do produto, confrontando com o custo padrão, e analisa gerencialmente os desvios das matérias-primas consumidas na fábrica pelo que foi indicado na ficha técnica. Além disso, analisa os tempos usados pelo que foi apontado. Também possibilita a utilização do custo alternativo. A contabilidade de custos traz em tempo real o que realmente foi executado na fábrica e faz a precificação ideal para a empresa obter o lucro real.

Gestão de Contabilidade de Custos

Representa a forma de valorização dos estoques de itens produzidos e dos produtos em elaboração, verificando as variações de custos no processo produtivo, comparando com o custo padrão.

Estas análises, que auxiliam para fins decisórios e gerenciais, podem ser feitas com base na variação do consumo de materiais utilizados no processo produtivo e variação do preço destes materiais, ou ainda sob a variação dos custos de mão de obra, além de várias outras análises.

Gestão de Preço para Indústria

Representa a forma de valorização dos itens produzidos destinados para a comercialização por meio dos componentes que dão origem ao preço de venda, podendo efetuar acompanhamento dos valores praticados por análises gerenciais que orientam a estabelecer preços de venda competitivos.

Gestão de Preço para Comércio

Representa a forma de valorização dos produtos destinados para a comercialização por meio dos componentes para formação do preço, podendo efetuar acompanhamento dos valores praticados e a ponte de equilíbrio.