CONTRATE COLABORADORES COM VALORES SEMELHANTES AOS SEUS

Tenho visto a preocupação das empresas brasileiras de todos os portes e segmentos com a atração e retenção de profissionais. O apagão de mão de obra especializada no país tem provocado uma disputa muito grande. O desafio das áreas de gestão de pessoas, hoje, está em despertar nos profissionais a vontade de trabalhar nas organizações e, como a oferta de trabalho aumentou, intensificou-se a dificuldade de engajá-los e torna-los, acima de tudo, fãs das marcas para as quais colaboram.

A falha das empresas está em não compreender que a sua reputação é diretamente ligada à escolha do profissional com a sua causa. A imagem que as empresas passam para o mercado é muito importante porque ela influencia o pensar, o agir e o sentir dos profissionais que nela atuam.

Na nossa carreira, assim como na nossa vida pessoal, sempre escolhemos nos conectar com aqueles que fazem parte do que acreditamos; que estão alinhados com os nossos valores. Todos, independente da geração que fazemos parte, compartilhamos com família, amigos e comunidade o  trabalho que realizamos. Então, não basta sabermos que os valores da nossa empresa condizem com os nossos; é preciso que ela mostre isso, para que nós, diante das pessoas com as quais nos relacionamos, possamos nos orgulhar.

Também é importante ressaltar que a reputação corporativa é criada de dentro para fora; e impacta os profissionais que estão à volta dessa organização, que olham e pensam: “Eu gostaria de fazer parte disso; de construir algo muito bom para minha carreira e também gostaria que essa empresa crescesse junto comigo”.

Sabe aquela época em que tínhamos missão, visão e valores impressos na parede e que todos tinham de decorar? Há muito tempo isto não é mais suficiente. Hoje, mais do que nunca, é preciso que missão, visão e valores sejam percebidos nas relações e nas ações do dia a dia de tal forma que o mercado também perceba. Há algum tempo saímos da era de muito falar e pouco fazer. Agora todos querem ser protagonistas e fazer parte – então, quanto mais verdadeira e enraizada estiver nossa imagem, mais positiva ela será e mais engajados serão nossos colaboradores.

 

Jussara Dutra

Jussara Dutra é gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Senior.